Segundo Coutinho (2007) "(...) um Blogue pode ser descrito como um Website extremamente flexibilizado com mensagens organizadas em ordem cronológica reversa e com uma interface de edição simplificada, através da qual, o autor pode inserir novos “posts” sem a necessidade de escrever qualquer tipo de código em HTML." Já Fonseca & Gomes caraterizam um Blogue como uma página web, de registo diário e aberto a todos, elaborado com um fim próprio, onde todas as mensagens podem ser comentadas, sendo datadas de acordo com a ordem inversa de publicação. Cada mensagem de um Blogue é denominada por post, podendo apresentar textos, imagens ou links.
Segundo Gomes & Lopes (2007), existem sobretudo duas vertentes aliadas à utilização de um Blogue, que acabam por se complementar. Se por um lado pode ser utilizado como recurso pedagógico, por outro pode ser visto como estratégia pedagógica. Trata-se de um trabalho conjunto e contínuo entre aluno e professor. No primeiro caso, o professor utiliza um Blogue como um repositório de informação pesquisada e comentada pelo próprio, envolvendo aspetos referentes à atualidade dentro da temática disciplinar sobre a qual o professor exerce a sua atividade. No segundo caso é o aluno que "(..)motivado pelo professor, (...)cria e dinamiza o seu blogue, sendo responsável pela pesquisa, selecção e síntese da informação a postar, que será lida e comentada pelo professor e eventualmente pelos colegas de escola ou turma."
Referências Bibliográficas
Coutinho, C. P. (Outubro de 2006). RepositoriUM.
Obtido de Utilização de blogues na formação inicial de professores : um estudo
exploratório: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6455
Fonseca, L. F., & Gomes, M. J. (2007). RepositóriUM.
(U. d. Coruña, Editor) Obtido de Utilização dos blogues por docentes de
ciências : um estudo exploratório: http://hdl.handle.net/1822/7133
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). RepositóriUM.
(C. d. Setúbal, Editor) Obtido de Blogues escolares: quando, como e porquê?:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6487
1 Response to O Blogue e a sua utilização educativa.
Olá alunas,
Na generalidade, o texto está de boa qualidade mas detetei alguns aspetos a melhorar.
No primeiro parágrafo do vosso texto citam Coutinho (2007) transcrevendo uma parte do texto da autora. Nestas circunstâncias devem incluir a página da qual foi retirada a citação. Ainda neste parágrafo, quando referem Fonseca & Gomes devem também incluir a data da obra, neste caso seria Fonseca & Gomes (2007).
Quanto ao modo como escreveram as referências bibliográficas, não percebo a lógica que usaram mas o tipo de registo a utilizar deve ser decidido de acordo com a informação existente no próprio repositório. Por exemplo Gomes & Lopes (2007) deve ser referido como uma seção de um livro e ficaria escrito do seguinte modo:
Gomes, M.J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In Brito, C., Torres, J., Duarte, J., Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos (pp. 117-133). Setúbal: Centro de Competências CRIE da ESE de Setúbal.
Cumprimentos
Rosário
Enviar um comentário