Desenho em TuxPaint

Tendo em conta a apresentação em aula da ferramenta TuxPaint, realizamos um desenho utilizando algumas das funcionalidades do programa de forma a entender quais as suas potencialidades para as crianças. Desta feita, conseguimos verificar que se trata de um programa bastante intuitivo, uma espécie de "mini-paint" para as crianças, utilizando uma interface bastante mais sugestiva, com ícones muito grandes, diversos efeitos que combinam a cor com o traçado, como carimbos, desenhos, distorções, entre outros. Podemos ainda focar, que este programa está direcionado exatamente para idades mais precoces, uma vez que ao utilizarmos as suas potencialidades, pudemos observar que estas quando combinadas em excesso, podem sobrecarregar o programa, fazendo com que se percam alguns trabalhos se não forem gravados atempadamente. 

Aqui fica o resultado da nossa experiência.


PhotoStory

Depois da explicação dada na aula prática de LPTIC, segue o primeiro vídeo realizado pelo grupo na ferramenta PhotoStory.

Conseguem descobrir de quem falamos?

Realização de uma BD.

Realização de uma banda desenhada com o auxílio do programa StripGenerator.
Em seguida o grupo apresenta uma mini banda desenhada, que foi feita com o intuito de perceber um pouco sobre as funcionalidades deste programa.




Atividade 2 - "Carrinha Mágica"

Tendo em conta a Atividade nº2, proposta pelo Professor Tiago Falcoeiras na Unidade Curricular de LPTIC, intitulada "Atividade com a Televisão", o grupo de trabalho decidiu apresentar a série de animação televisiva "Carrinha Mágica", propondo a partir desta duas atividades capazes de trabalhar a língua Portuguesa em contexto de sala de aula.



JClic - Aprender as...Profissões

No seguimento da atividade proposta na Unidade Curricular de LPTIC, realizamos uma bateria de atividades inovadoras, sendo a sua aplicação em sala de aula uma mais valia para a aprendizagem das crianças. Recorrendo ao software JCLIC, as atividades propostas são baseadas no tema das profissões, e tem como público alvo o 2º ano do Ensino Básico. 

Através dos jogos desenvolvidos será possível trabalhar o vocabulário associado às profissões, realizando assim uma ponte com a Língua Portuguesa, de forma lúdica.

Nesta bateria de atividades poderás encontrar os seguintes jogos:


  • Qual a Profissão?
  • Sopa de Profissões
  • Memorando as Profissões
  • Cruzadex de Profissões
  • A quem pertenço?
  • Musicando Profissões


Experimenta já estes fantásticos jogos e aprende as profissões de forma divertida.

Notas Importantes:

A publicação Online decorre dia 04 devido à dificuldade em colocar a bateria de jogos online tal como solicitado pela professora. No nosso caso, executamos todos os procedimentos de forma correta, chegando o "blogger a ler" a atividade em Java que depois ao carregar apresenta erro na aplicação.

Desta forma e não querendo adiar mais a publicação, resolvemos colocar o link disponível para download, estando o grupo a trabalhar numa solução, de modo a colocar o jogo disponível tal como solicitado pela professora.

O grupo disponibilizará ainda nos próximos dias a listagem completa dos websites de onde foram requeridas as imagens para os jogos, tal como outros recursos.

Atividade 1 - LPTIC

Tendo em conta a atividade 1, proposta pelo professor Tiago Falcoeiras na unidade curricular de LPTIC, foi realizada a seguinte reflexão acerca da utilização e integração das TIC em contexto educativo.


Sites de Apoio de Língua Portuguesa

Tendo em conta a atividade proposta pelo professor Tiago Falcoeiras, sugerimos três websites capazes de constituir uma ferramenta de apoio a Professores de Língua Portuguesa. 

Reflexão Crítica

Na continuidade do trabalho desenvolvido na aula anterior, realizamos uma Reflexão Crítica acerca do jogo escolhido, O Jogo da Glória Virtual, disponibilizado pelo Instituto Camões da Cooperação e da Língua - Portugal.

Carvalho, A. A. (s.d.). Ministério da Educação. (U. d. Minho, Ed.) Obtido de Cadernos SACAUSET: Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia: http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1186584666_Cadernos_SACAUSEF_70_83.pdf

Costa, F. A. (s.d.). Ministério da Educação. (U. d. Lisboa, Ed.) Obtido de Cadernos SACAUSEF : Avaliação de Software Educativo - Ensinem-me a pescar!: http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1186584598_Cadernos_SACAUSEF_46_53.pdf

O Jogo Online - Jogo da Glória Virtual

Tendo em conta a atividade proposta em sala de aula, analisámos variados jogos, recaindo a nossa escolha sobre o Jogo da Glória Virtual pertencente ao Instituto Camões da Cooperação e da Língua - Portugal. 

Na nossa opinião, pensamos que este jogo está direcionado para crianças do 4º ano de escolaridade. Apresenta sobretudo uma componente de complexidade crescente, uma vez que podem ser jogados em três níveis de dificuldade.

O jogo em termos de aprendizagem, pode constituir uma ferramenta auxiliar importante para o professor no ensino da língua portuguesa, uma vez que coloca a criança em contacto com a gramática à medida que avança no tabuleiro. Neste sentido, também a aprendizagem da Matemática está presente, não só na soma dos números que se obtêm através dos dados, como também no decorrer do jogo. 

A interface gráfica é apelativa, uma vez que o próprio tabuleiro apresenta cor, e ao iniciar o jogo, este pode ser jogado até três pessoas fortalecendo assim a competição, que pode ser bastante positiva na faixa etária especificada.

O Blogue e a sua utilização educativa.

O que é um Blog?

Segundo Coutinho (2007) "(...) um Blogue pode ser descrito como um Website extremamente flexibilizado com mensagens organizadas em ordem cronológica reversa e com uma interface de edição simplificada, através da qual, o autor pode inserir novos “posts” sem a necessidade de escrever qualquer tipo de código em HTML." Já Fonseca & Gomes caraterizam um Blogue como uma página web, de registo diário e aberto a todos, elaborado com um fim próprio, onde todas as mensagens podem ser comentadas, sendo datadas de acordo com a ordem inversa de publicação. Cada mensagem de um Blogue é denominada por post, podendo apresentar textos, imagens ou links. 

Qual a sua utilização educativa?

Segundo Gomes & Lopes (2007), existem sobretudo duas vertentes aliadas à utilização de um Blogue, que acabam por se complementar. Se por um lado pode ser utilizado como recurso pedagógico, por outro pode ser visto como estratégia pedagógica. Trata-se de um trabalho conjunto e contínuo entre aluno e professor. No primeiro caso, o professor utiliza um Blogue como um repositório de informação pesquisada e comentada pelo próprio, envolvendo aspetos referentes à atualidade dentro da temática disciplinar sobre a qual o professor exerce a sua atividade. No segundo caso é o aluno que "(..)motivado pelo professor, (...)cria e dinamiza o seu blogue, sendo responsável pela pesquisa, selecção e síntese da informação a postar, que será lida e comentada pelo professor e eventualmente pelos colegas de escola ou turma."


Referências Bibliográficas

Coutinho, C. P. (Outubro de 2006). RepositoriUM. Obtido de Utilização de blogues na formação inicial de professores : um estudo exploratório: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6455
Fonseca, L. F., & Gomes, M. J. (2007). RepositóriUM. (U. d. Coruña, Editor) Obtido de Utilização dos blogues por docentes de ciências : um estudo exploratório: http://hdl.handle.net/1822/7133
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). RepositóriUM. (C. d. Setúbal, Editor) Obtido de Blogues escolares: quando, como e porquê?: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6487